MEL CRU BIOLÓGICO DE MONTANHA. - Puro, bio e 100% português. Produzido nas remotas montanhas de São Pedro do Sul - intocado território das Montanhas Mágicas©. Mel das florações de urze e castanheiro.

A enxameação é o processo natural de divisão e multiplicação das colmeias. Todas as colónias são dependentes da sua rainha, que é a única a por ovos fecundos (as operárias podem por vezes por ovos, contudo, por não haverem sido fecundados – apenas as rainhas acasalam, dão origem exclusivamente a zangões). Com o envelhecimento da rainha, as abelhas iniciam um processo de substituição.

A velha rainha normalmente deixa a colmeia com a eclosão das primeiras células de rainhas novas. Ela parte acompanhada por um grande número de abelhas (reduzindo a população das colmeias e produção de mel), predominantemente jovens (secretoras de cera), que formam a base da nova colmeia.

A prática de cortar as asas das rainhas com vista a reduzir a sua capacidade de voo e consequentemente de enxameação é antiética e demonstra imenso desrespeito ao comportamento natural das colmeias, sendo em muitos aspetos equivalente à castração animal.