Filosofia produtiva mel cru biológico cá da serra

Ecocentrismo (Eco)

O ecocentrismo é de uma linha política de filosofia ecológica que apresenta um sistema de valores centrado na natureza, em oposição ao antropocentrismo.

No ecocentrismo o homem é membro da natureza, compondo assim o meio natural, com valor igual aos demais seres vivos, flora e fauna. Desta forma, o homem enquanto parte da natureza, deve buscar comportar-se harmoniosamente e em equilíbrio com a mesma.

Antropocentrismo (Ego)

O antropocentrismo considera que o universo deve ser avaliado conforme a sua relação com o ser humano, sendo que as demais espécies, bem como tudo mais, existem para servi-lo. O antropocentrismo coloca o ser humano no centro do universo, postulando que tudo o que existe foi concebido e desenvolvido para a satisfação humana. 

Ao ver as demais espécies primariamente como um recurso a ser explorado, as sociedades estabelecem práticas frequentemente desumanas e insustentáveis as quais resultam em degradação, por vezes ao ponto de extinção do recurso biológico.

O antropocentrismo procura através da classificação dos seres humanos e demais espécies, estabelecer uma hierarquia de valor. Tal comportamento não pode ser analisado apenas no contexto homem x natureza, visto que o mesmo é também observado no inter-relacionar humano, tendo ao longo da história servido de justificativas à supremacia de género, classe, raça, espécie, entre outras. 

Transcender a visão antropocêntrica de mundo é talvez um dos maiores e mais importantes desafios com que nos deparamos.